
Avaliações
Atualmente é uma prática muito comum no ambiente corporativo a utilização de avaliações para diversas finalidades, as famosas Ferramentas de Assessment.
As intenções são diversas, porém, as mais comuns são: escolha dos candidatos participantes de processos de recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, plano de carreira e plano de sucessão.
Ferramentas de Assessment são excelentes instrumentos para proporcionar autoconhecimento, facilitando as relações interpessoais tanto no ambiente profissional quanto pessoal, apontando para o indivíduo seus pontos fortes e pontos para desenvolvimento.
Abaixo destacamos as opções de avaliações de acordo com interesse corporativo ou pessoal.
Avaliação de Perfil Comportamental
O pai da teoria do DiSC foi William Moulton Marston, nascido em 09 de maio de 1893, nos Estados Unidos. Estudou Psicologia na universidade de Harvard, graduou-se em 1915 e, seis anos depois tornou-se Ph. D., também em psicologia. No entanto, foi John G.Geier (1934-2009), psicólogo americano, que dedicou mais de 40 anos em estudos, para em 1958, criar o Sistema de Perfil Pessoal DiSC, baseando-se nas teorias e estudos de William Marston.
A ferramenta DiSC é uma avaliação comportamental, presente em 72 países e traduzida para 27 idiomas. O resultado DiSC revela o potencial do individuo, mas não indica aptidão para escolha de profissões. Ela apresenta 15 tipos de padrões comportamentais.
Entendendo o DiSC
- "Por que as pessoas agem como agem?"
- "Por que ele é tão mandão?"
- "Por que ele é tão empolgado?"
- "Como ela consegue ser tão calma?"
- "Para que tanta precisão e cautela?"
Para melhorar nossos relacionamentos e nossa comunicação, o primeiro passo é nos conhecermos e aceitarmo-nos. O DiSC tem essa proposta, pois apresenta uma metodologia fácil e universal, gerando uma linguagem comum, adequada e respeitosa, propondo a convivência e comunicação harmoniosa entre as pessoas que nos cercam.
Base da Ferramenta DiSC
Voltada à identificação de perfis comportamentais, a ferramenta DiSC baseia-se nas quatro emoções primárias, ou tendências comportamentais primárias:
- D - Dominância: como uma pessoa lida com problemas e desafios?
- I - Influência: como uma pessoa lida com pessoas e influencia?
- S - Estabilidade: como uma pessoa lida com mudanças, e seu ritmo?
- C - Cautela: como uma pessoa lida com regras e procedimentos determinados por outros?
Principais aplicaçãos do DiSC:
- Desenvolvimento de Executivos;
- Recrutamento & Seleção;
- Comunicação;
- Liderança;
- Coaching;
- Gerenciamento de Equipes.



Avaliação de Perfil de Modelo de Competências
Presente em mais de 42 países e em 16 idiomas diferentes, o Assess oferece mais de 35 competências diferentes para avaliação de diversas funções. Muito indicado para processos de Coaching de Carreira e Coaching Executivo.
Para Coaching de Carreira
Sugerido para indivíduos que desejam uma promoção e precisam desenvolver as competências adequadas para assumir um novo cargo e pretendem preparar-se com antecedência, minimizando os riscos de falhas no processo e potencializando suas chances com o conhecimento dos pontos fortes identificados.
Exemplo: Analista que deseja o cargo de Gerente, realiza o teste Assess com o perfil de Gerente e desenvolve plano de ação para equalizar suas competências de acordo com o grau exigido para a função almejada.
Para Coaching de Executivo
Para Coaching Executivo é possivel criar avaliações por cargo, com as competências requeridas para alcance dos objetivos organizacionais, fundamentados na Visão, Missão e Valores da Empresa. Além de destacar os potencias talentos da organização alinhados com sua cultura e objetivos organizacionais.


Avaliação de Perfil de Inteligência Emocional
A Inteligência Emocional avaliada através do Six Seconds, possibilita a compreensão das competências do indivíduo, proporcionando percepção para aprimorar consciência de sentimentos e necessidades.
Essa ferramenta é baseada nos estudos e teorias de Jack Mayer, Ph. D., Daniel Goleman e Peter Salovey, Ph. D. .
Os 3 pilares da avalição Six Seconds são:
-
Autoconhecimento:
Autoconsciência, observação de estilos, hábitos e padrões que regem sua vida e reconhecimento de emoções que movem seu comportamento.
-
Decisão de escolha:
Desviar seus pensamentos automáticos, bem com suas emoções e atitudes, estruturando seu controle em um caminho que faça sentido com seu propósito.
-
Empenho próprio:
Decisão consciente da seleção dos valores e propósito relacionados aos seus interesses, trazendo sobriedade em suas decisões.
